Após ter gravado o cd “Além do Olhar” ( 2009 ), primeiro na carreira do músico Vagner Faria, no final de 2013 recebi o convite para participar do seu álbum seguinte, “Enquanto As Folhas Caem”, que foi lançado no início deste ano.
Já trabalhamos juntos há muito tempo, tocando com vários artistas em shows e gravações, e também com o Jazz a Zero, grupo que formamos ao lado de Renato Saldanha ( guitarra ). Os pianistas Aulus Mourão e Bernardo Rodrigues mais tarde se alternaram no grupo. Das três faixas que gravei nesse novo álbum de Vagner Faria destaco a primeira, “Declaração de Amor”, música que abre o cd e que é uma belíssima composição. Fiquei muito honrado de ser convidado a colocar as minhas ideias e sentimentos nesta composição. Escute abaixo a música.
É interessante como as ideias acabam sendo escolhidas. Ao aprender a música, toquei despretensiosamente uma caixa militar na introdução, e Vagner de imediato disse que queria aquela ideia. Só tive então que lapidar o arranjo. Abaixo vai a transcrição dos primeiros 16 compassos.
O desenho não é complicado, mas é importante prestar atenção na manulação. Veja como toquei a frase principal, dobrando a mão direita antes do rufo de 7 notas, que é uma sextina de fusas ocupando a última colcheia do compasso e finalizando no tempo seguinte. As imagens a seguir mostram primeiro como está escrito e em seguida como foi tocado.
O exemplo a seguir mostra como toquei o compasso 12. Observe o rufo de 5 batidas no final do compasso, simplificando e espaçando mais as notas.
Neste post eu quis mostrar um pouco do meu trabalho, e do lado prático dos estudos. Quero ressaltar a importância da prática dos rudimentos, para trabalhar a técnica, para adquirir vocabulário, resistência, e para estar preparado para contextos musicais onde um toque militar se encaixa!
Por fim, vale a pena conferir todo o cd, que tem músicas ótimas, muito bem tocadas por grandes músicos, e com uma excelente qualidade sonora. Produção de primeira.
Keep Grooving!